Filme: Invocação do Mal 4: O Último Ritual
Título Original: The Conjuring: Last Rites
Lançamento: Setembro de 2025
Duração: 2 horas e 15 minutos
Gênero: Terror
Nota: 3 de 5
Em exibição nos cinemas
Invocação do Mal 4 é o último da franquia com o casal Warren , então aqui já vemos eles mais velhos e debilitados depois de tantos casos. Confesso que esperava algo maior, mas fiquei satisfeita com o que vi apesar das críticas estarem bem divididas. Em Invocação do Mal 4, os Warren estão praticamente aposentados por causa do problema de saúde de Ed, então eles apenas dão palestras , entrevistas e falam sobre suas experiências. Sua única filha, Judy, está crescida e tem os mesmos dons da mãe, o que acaba trazendo preocupações constantes já que ela não compartilha com a mãe. Porém, quando um caso com um família começa a ficar intenso demais, Judy se vê envolvida no meio e os Warrens são veem obrigados a se envolver com uma das entidades mais fortes que já enfrentaram a fim de salvar seu bem mais precioso: sua filha.
A primeira coisa que eu talvez tenha que dizer é: se você espera um filme de terror com jumps scares, desde o começo não é exatamente isso que o longa faz. Se você viu os 3 primeiros, você sabe exatamente do que se trata Invocação do Mal e como as coisas são desenvolvidas então o casal Warren aqui é foco completo do filme, mas na maior parte do longa não exatamente contra um caso, mas sim explorando suas relações familiares, e como esses casos afetaram eventos pessoais da sua vida.
Logo , no começo, vemos um casal jovem Ed e Lorraine enfrentando ao que parecia seu primeiro caso, nessa época Lorraine estava grávida de Judy, e apesar de tentar ajudar ela acaba tendo contato direto com a entidade. Isso rende um mau muito grande a ela, que é afetada e quase perde Judy no parto, que ao nascer parecia morta mas ao rezar e pedir ajuda acaba voltando e revivendo. Dai, o caso que o longa aborda nesse filme, tem ligação direta com este evento já que esta família enfrenta a mesma entidade daquela época.
Ed e Lorraine não o solucionaram na época então simplesmente foram embora depois de serem afetados e quase perderem Judy. Resumindo, quase todo o começo do longa é focado na relação dos Warren com a Judy, que te os mesmos dons da mãe. Aqui, temos uma construção de relação e fortalecimento entre a família, e em paralelo um caso aterrorizante acontecendo com uma família.
Apesar de não reconhecerem de imediato a ligação, Judy começa a ter visões confusas, e logo depois é revelado que ela é a peça central de tudo e que esse caso pode ser difícil do que parece. O longa tem suas cenas de terror, com bonecas se mexendo, menções a Annabelle que não podiam deixar de faltar, a figura esquisita com um sorriso esquisito e o cara do machado. E tudo isso, chega a dar um certo medo, mas como eu disse o filme é mais sobre " a força do amor e da família" e não tanto sobre o caso em si, então eles precisam se unir para derrotar a entidade.
Eu sempre gostei dos Warren como casal em tela, os atores tem química se dão claramente bem e transparecem uma empatia enorme com o telespectador criando um laço de carinho que se cria com heróis ou pessoas que ajudam outras pessoas. Depois do lançamento do filme, houve notícias, boatos, e rumores de que na vida real o Ed não era tão legal, que eles eram charlatões que enganavam as pessoas e etc e sinceramente? Eu não ligo.
Apesar de ter sido baseado em coisas reais eu me atenho aos filmes e o que eles passam, e o que o casal dos filmes passam realmente me convence. A dupla é maravilhosa. Muitas pessoas vão achar chato o rumo tomado para o filme, iam esperar algo mais tenebroso, obscuro ou difícil mas eu curti bastante o final dado a eles, apesar que fiquei tensa no final achando que eles iam acabar levando de arrasta algum deles. Mas, isso não aconteceu.
Invocação do Mal 4 encerra de forma boa a saga de terror do casal com uma bela homenagem pra eles, que conquistaram um novo patamar no cenário de terror com seus casos, personagens marcantes que renderam outros filmes e também um toque de drama com romance e família que te faz criar uma simpatia enorme, e a sensação de que o bem sempre vence o mal.
Valeu a pena pra mim. Estou curiosa pra saber quais serão os próximos capítulos da saga porque é óbvio que explorarão mais personagens em filmes ou séries sem o casal principal. É esperar.
0 comentários.:
Postar um comentário