Resenha de Livro: Amor Plus Size

Livro: Amor Plus Size
Autora: Larissa Siriani
Ano: 2016
Páginas: 280
Editora: Verus
Nota: 4 de 5

Eu acompanho o trabalho da Larissa tem um tempinho no Facebook e fiquei muito feliz quando a mesma compartilhou a notícia de que seria publicada por uma das editoras que mais gosto do meio literário: a Verus. Amor Plus Size tem uma pegada diferente das outras obras da autora, que apesar de eu não ter lido ainda sei que é voltada mais para o gênero de fantasia. Falando do enredo desse livro, o livro conta a história de Maitê uma adolescente que deveria ser como qualquer outra, mas é julgada por uma pequena coisinha: seu peso. Com mais de cem quilos, a garota vive um tremendo inferno com sua mãe que nunca se conformou com seu peso, e vive jogando dietas, controlando o que come e levando-a em médicos para que ela emagreça além da escola, onde  uma garota em especial gostava de pegar no pé de Maitê, Maria Eduarda que é nada mais nada menos que a garota mais bonita, popular e magra da escola. Enquanto tenta enfrentar todos esse preconceitos, Maitê nutre cada vez mais um sentimento que tem escondido há tempos por um carinha da escola chamado Alexandre que ela acredita que nem sabe que ela existe. Suas únicas amigas são a Josie e Valentina que não dão a mínima pro peso dela e tentam constantemente melhorar sua auto estima. Além das duas, Isaac é o melhor amigo da garota que mora no mesmo prédio que ela e sempre a aceitou como era. Quando um trabalho na escola faz com que Maitê comece a conversar com Alexandre, algumas fotos suas tiradas por Isaac são vistas e um amor inesperado surge a garota precisa descobrir o caminho do auto aceitação e se gostar do jeito que quiser. 


Amor Plus Size tem um ótimo tema e que foge dos padrões geralmente abordados em livros: obesidade. Cansamos de ver por ai que as magras são bonitas ou ouvimos a ideia de que ser gorda não é legal. Mas muitas garotas cometem loucuras para se manter no peso, ou tem uma auto estima super baixa que as impede de viver a vida de um modo normal e tudo isso é abordado no livro durante a história. A Larissa trabalhou elementos bacanas de uma forma bem desenvolvida já que a personagem por si só trazia a mensagem que ela queria passar. Acredito que qualquer garota já tenha se sentido um pouco fora do peso, extremamente feia ou se odiando em frente ao espelho. A grande questão do livro é você se sente feia pelo que os outros falam que é feio, ou porque não quer se aceitar? Maitê sofre muito com a mãe e com Maria Eduarda, que durante a leitura podemos perceber qual o motivo de suas atitudes e que tem algo por trás dos comentários e brincadeiras maldosas. A história flui de uma maneira leve e toca em diversos pontos bacanas voltados para garotas que estão na mesma situação da personagem. Como eu sempre falo pra vocês em resenha, tenho que ser totalmente sincera com o que achei da leitura e alguns pontos desse livro me incomodaram um pouquinho.

A história é cheia de clichês. E antes que você pense algo, eu sou a favor dos clichês. Quem leu e acompanha a resenha de livros aqui no blog, sabe que eu já comentei isso. Acredito que uma boa história vem acompanhada de um clichê mesmo que ele seja super pequeno. O que acontece nesse livro, é que a autora pegou elementos clichês e os colocou em uma categoria diferente. A história da menina gordinha que não se acha bonita que é apaixonada desde sempre secretamente pelo cara bonitão da escola mas nunca chegou nele. O contato desse cara com ela, o interesse dele por ela. O amigo que sofre há anos por um amor não correspondido de uma menina que não enxerga que ele é mais que amigo. Eu, com certeza já li ou vi esses aspectos em algum livro ou filme. O modo como certas cenas foram desenroladas deixaram a história muito previsível. Com um tema forte como esse, acredito que muita coisa dentro desta obra em particular poderia ter sido melhor desenvolvida. Pra mim era bem óbvio desde o início que o Isaac gostava dela, só alguém que não tivesse prestando atenção na leitura não sacaria só. 

Depois de alguns acontecimentos na história, a personagem até que amadurece um pouco e fica mais confiante e ai a autora desvencilha desse tema: padrão de beleza e volta para outros pontos da história com ganchos nesses exatos pontos clichês. Os clichês realmente são bons e bacanas se puderem ser bem aproveitados na história abordada. Eu esperava algo super diferente dentro do enredo e apesar da temática ser super bacana com vários pontos altos não foi toda a obra que me empolgou. Em certas cenas achei a coisa toda muito bobinha sabe? Faltou algo mais sólido ali pra retratar de uma forma mais consistente o tema que estava sendo abordado. Além do padrão de beleza eterno da sociedade, a autora também fala de anorexia e isso foi um ponto positivo pra ela que conseguiu encaixar isso por trás de uma personagem agregando um motivo de compreensão pela garota que fazia bullying com a Maitê.

A quebra do padrão de beleza em que uma garota só pode fazer certa coisa se for do tamanho x, ou pesar x é totalmente jogada fora nesse livro. Maitê acaba virando modelos Plus Size e se tornando popular de uma maneira louca. Acredito que a autora acertou nos sentimentos descritos pela personagem, na insatisfação em fazer as coisas mais simples e se sentir como um peixinho fora do aquário quase todas as vezes. Todas as meninas estão insatisfeitas com algo no corpo e isso as vezes vai além de uma pequena neura ao olhar no espelho. Dá pra notar que a Larissa está evoluindo em sua escrita, mas todos que escrevem estão já que eu também escrevo e percebi melhoras significativas de textos que eu escrevia antes e dos que escrevo agora.

A leitura é válida e recomendo o livro para todas as garotas que não se sentem parte do padrão eterno de beleza da sociedade( eu nunca me senti, sorte que tenho um rostinho bacana). A leitura flui de uma forma leve e apesar de alguns pontinhos que me incomodaram é uma história diferente que foge dos assuntos comuns e que passa uma grande lição de auto estima em muitas garotas mesmo aquelas que não sejam tão gordinhas como a personagem. É preciso se amar, é preciso ser o que você quer e não o que os outros dizem que é bonito. Recomendo.




" - Acredite em si mesma, mesmo quando ninguém mais acreditar em você [...] E corra atrás do que quiser, mesmo que pareça loucura. Nem todos os dias serão fáceis, mas no fim sempre vale a pena. "

"Era a menina do escanteio, a que nunca tinha namorado, que dera o primeiro beijo na festa de quinze anos por causa de uma maldita brincadeira de verdade ou desafio."

"- Eu não quero perder peso, eu não quero mudar, eu quero me sentir bem do jeito que eu sou. Eu quero me sentir bonita. Quero conseguir olhar no espelho e não ter vergonha do tamanho do meu manequim."

"- Mas será que é o suficiente? Tipo, ser eu mesma? Será que é o bastante? 

- É o suficiente pra mim."


"E me perguntei o que ele via quando olhava para mim. Eu estava longe de ser a garota mais bonita do mundo, mas, quando Isaac me olhava daquele jeito, me sentia capaz de ser."


Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida?Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz. Neste romance corajoso e cheio de reviravoltas, Larissa Siriani narra a história de uma jovem descobrindo seu lugar no mundo, construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e empoderamento.



0 comentários.:

Postar um comentário



Topo