Resenha de Livro: Uma Longa Jornada


Livro: Uma Longa Jornada ( capa filme)
Título Original: The Longest Ride
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Ano: 2013
Nota: 5 de 5

Acredito que há muitas razões para algumas pessoas amarem e odiarem as histórias do Nicholas Sparks e aqui estou eu, resenhando mais um livro. Adoro como o Nicholas aborda e desenvolve suas histórias com romance dramático e mostrando que o amor é uma batalha sim, diferente de muitos outros livros de romance. O trabalho do Nicholas apesar de muitas vezes em suas obras parecer clichê e parecido com outras histórias é tocante e puro. Romances assim são uma relíquia e é isso que eu considero dessa história. Amo todas as histórias produzidas para os cinemas do Nicholas porém Uma longa Jornada e Um porto Seguro ficam entre as minhas favoritas do Nicholas. Não pela adaptação, mas sim pelo modo que o livro foi desenvolvido. Em alguns livros do Nicholas, não pude deixar de admitir que algumas partes me entediaram e soaram cansativas porém Uma Longa Jornada conseguiu me encantar e me envolver principalmente com o relacionamento de Sophie e Luke. Lembrando que estou falando da história do livro e não do filme que sofreu muitas alterações até. Vi o filme antes do livro, e logo que acabei assisti o filme de novo para poder organizar melhor minhas ideias. O romance dos dois é puro, tocante e realmente lindo. Não precisa de muito drama, apesar de ter a típica linha de vidas diferentes. Não é forçado, é apenas bonito. 

Luke é encantador. Um dos personagens favoritos pra mim de Romances. Sophie é cativante mas muito diferente em personalidade no filme. Acredito que apesar de o filme ter ficado bom e até fiel ao livro, a escolha da atriz foi certa mas faltaram coisas nela que estão no livro e a tornariam mais interessante no longa pra quem não leu o livro. Eu sorri diversas vezes lendo esse livro, e quando dou vários sorrisos é porque a coisa vai muito bem. Vou dizer que o livro me surpreendeu, não esperava uma história tão boa quanto Um Porto Seguro. Não que todas as outras não sejam boas porém dentro delas, escolhendo as favoritas essas duas ficariam empatadas. A relação, o desenvolvimento, o diálogo e a narração dos dois é envolvente. Um casal encantador que realmente representa o romance. Quanto ao livro, há passagens narrativas nas visões de Ira ( que é um idoso de 91 anos) que se acidenta de carro e enquanto isso relembra sua história com Ruth, seu verdadeiro amor. O que é precioso nas histórias do Nicholas é a mensagem por trás deles, de como os relacionamentos são de verdade. De que não basta amor somente, mas sim sacrifícios e eu particularmente acredito que ainda precise de muito mais coisas como essa no mundo. Romances emocionantes. Pessoas que lutam e não desistem uma da outra. Ira e Ruth com Sophie e Luke se interligaram o que fizeram com que os dois aprendessem. A ordem dos acontecimentos no livro é alterada no filme, assim como vários detalhes mas nada que revolte nem estrague. O livro é espetacular. Admiro como o Nicholas enxerga o amor, as dificuldades, as batalhas e os sacrifícios que fazemos ao amar alguém e coloca isso em suas histórias. Nunca chorei com livro nenhum, mas com certeza Uma Longa Jornada balançou meu coração. 


O filme que eu até já resenhei no meu blog e tem resenha no blog literário da Michele Lost Girly Girl foi alterado mas não deixa de ser tocante. A escolha dos atores combinou com o que foi descrito no livro. A narrativa do Nicholas está agradável, encantadora e é de se admirar como ele pode pegar os elementos de romance mais simples e torná-los lindos de uma forma tocante sem ser superficial. Acho que todo romance precisa de mais profundidade e sentimentos puros como nessa história. Ira e Ruth são um casal pra se aprender muitas coisas e com certeza fizeram que a história se complementasse e ficasse muito boa. Sem mais elogios, o livro me impressionou. Entrou na lista dos favoritos do Nicholas e com certeza me fez admirar ainda mais o autor que sabe mesmo sendo clichê e usando elementos parecidos em suas histórias, captar as coisas certas e construir um romance de arrancar lágrimas e tocar corações. Super recomendado. Estou encantada. Sem mais, apenas leiam.


Sinopse

Uma Longa Jornada - Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Voando Sozinha | Cybelle Santos © Todos os direitos reservados.