Série: Black Mirror



Série: Black Mirror
Lançamento: Dezembro de 2011
Temporadas: 3
Status: Em produção
Gênero: Ficção Científica, Drama
Criador: Charlie Booker
Canal: Channel(2011/2015) Netflix(2016/até o momento)
Nota: 4 de 5

ESSA POSTAGEM CONTÉM  SPOILERS. Há muito para falar sobre Black Mirror. A série me impactou de um modo assustador e a mensagem por trás dos episódios é bem clara e objetiva: o mal e a influência da tecnologia em nossas vidas e o que isso pode nos proporcionar futuramente. Eu tenho tanto pra falar que não sei se essa postagem vai ficar longa demais então vou tentar me conter. Black Mirror é uma série extremamente inteligente e bem produzida. Como cada episódio aborda uma história, não há como falar diretamente do enredo direto da mesma, mas uma coisa é certa: a tecnologia é colocada em dúvida durante todos os episódios. Eu, apesar de gostar e usar muito a tecnologia, confesso que fico muito preocupada com a influência da mesma sobre nossas vidas. Quando saio na rua fico preocupada. Pessoas andam por ela sem nem olhar pra frente, batendo uma nas outras porque não tiram os olhos do celular. Dentro do ônibus, metrô ou qualquer transporte público não se vê alguém lendo um livro, flertando com outra pessoa ou conversando, a maioria das pessoas está com os olhos no celular e esquecem do mundo ao seu redor. Eu, particularmente me incomodo. É ruim não olhar mais pro lado, não reparar nas pessoas ou notar o que está acontecendo por estar preso pela tecnologia e é isso que essa série aborda diretamente. 

Todos os papéis dela, desde redes sociais, curtidas, aprovações em mídia sociais, julgamentos e outros afins. Em um episódio temos um microchip implantado em nossa mente que grava todas as lembranças que temos para que possamos repeti-la quantas vezes forem necessárias. Uma tecnologia interessante, mas que pode levar a pessoa a loucura por procura de sinais específicos, e a percepção de coisas que ela não enxergaria a olha nu. Em outro, temos a crítica dura e direta sobre a alienação das pessoas a TV e aos programas já que muitos não se tocam das coisas ao seu redor e vivem em um mundo particular preocupante. Quando se sai desse quadrado, a realidade pode parecer apavorante. Em mais um episódio, temos alguém que consegue coisas pessoais e privadas das pessoas, e as usa como trunfo para obriga-las a fazer o que quer. No final, as pessoas ficam encrencadas pelo que fizeram, as coisas são vazadas e a vida das pessoas desmorona. Em mais um episódio, a realidade das pessoas é baseada em um tipo de vida em que todas dão estrelas com relação as pessoas e ao cotidiano. Uma vida baseada em notas, que leva a loucura, ações desesperadas e a qualquer custo na busca por aprovação, notas altas e uma boa colocação da vida tecnológica sem querer saber da realidade. Pessoas falsas que só pensam no status, na popularidade, e no quanto são adoradas. Um tapa digno e bem forte na atual tecnologia em que as pessoas se baseiam em seguidores e curtidas. E no penúltimo episódio mais marcante pra mim, em que as pessoas são julgadoras e alienada e fazem de tudo para exercer a justiça com as próprias mãos em um jogo doentio e preocupante. Finalmente, o último episódio retrata o uso constante das redes sociais para discernimento de ódio e julgamento antecipado. Pessoas que usam hashtags e se engajam em um jogo perigoso, em que a jogada final é uma consequência super grande. 

A crítica direta as palavras sem sentidos, uso das mídias sociais e a mania constante de cuidar da vida dos outros condenando-as a algo pelo que você acha ou acredita. É uma série que inicialmente te choca, mas com certeza te faz abrir os olhos e refletir. O quanto a tecnologia influencia em nossa vida? Ficaremos realmente dependente dela, alienados ao extremo e isso poderá causa sérias consequências para os fatores da nossa vida? Com alguns episódios melhores do que outros, mas ainda assim interessantes a mesma com certeza vai te prender, te fazer pensar e se preocupar com a força das mídias sociais, internet e afins influenciadas na sua vida. É pra bater palmas de pé para a mensagem por trás dessa série e as diretas que a mesma passa para as pessoas no geral. É preciso ficar de olho aberto e tomar cuidado. Disso é certeza.





Uma espécie de híbrido entre "The Twilight Zone" e "Tales of the Unexpected", Black Mirror explora sensações do mal-estar contemporâneo. Cada episódio conta uma história diferente, traçando uma antologia que mostra o lado negro da vida atrelada à tecnologia.



0 comentários.:

Postar um comentário



Topo