Resenha de Livro: Romance Moderno

Livro: Romance Moderno
Autor: Aziz Ansari
Ano: 2016
Páginas: 296
Editora: Paralela
Nota: 3 de 5

Recebi esse livro de parceria com a Editora Companhia das Letras e fiquei bastante curiosa pelo tema abordado. Um comediante e um sociólogo se juntaram para desenvolver um projeto sobre os relacionamentos e romance abordando todos os aspectos dos dias atuais. Com tanta tecnologia as coisas mudaram drasticamente na arte da conquista e é nisso que muitos tópicos desse livro se apoia. Para isso eles fizeram algumas pesquisas e grupos de discussões em várias cidades como Nova York, Tóquio e Buenos Aires. Juntando um pouco de comédia, sociologia e situações cotidianas os dois autores misturaram todas as situações comuns na arte da conquista, os dilemas e as dificuldades que encontramos de encontrar uma alma gêmea nos dias atuais. Uma mistura de fatos reais e dados científicos faz com que o livro passeie pelos diversos nuances do romance moderno.

Apesar da escrita do Aziz ser clara, simples e até engraçada em muitos capítulos certo momentos em determinados capítulos ficam tediosos. A leitura se arrasta em alguns pontos e ai fica difícil avançar na leitura. Pra quem não sabe, Aziz é comediante, faz stand-up e participou de uma série conhecida que o fez ganhar popularidade. O cara tem uma ótima visão das coisas e das situações, tanto que no livro o mesmo incluiu situações que aconteceu consigo e é notável o lado humorístico do livro. Porém algumas falhas acontecem durante a leitura do livro já que essa pegada mais descomplicada e até mais leve que o humorista quer abordar fica pra trás em muitos tópicos. Demorei mais do que o esperado pra terminar alguns capítulos, e acredito que se a escrita fosse desenvolvida de uma outra forma o livro renderia bem mais pois o mesmo passa por todos os tópicos conhecidos de quem está a procura de um companheiro amoroso nos dias atuais. Passando sobre comparações com o método de conquista passado e o atual, os assuntos abordados vão de mensagens não respondidos, fotos de perfis, aplicativos para paqueras. conquista nos tempos modernos e dicas para lidar com a modernidade da tecnologia.

Romance Moderno é um livro interessante e não há como negar as diversas situações que com certeza você já passou ou se identificou. Um livro dinâmico, com assuntos muito bacanas porém cansativo em alguns aspectos. Se você curte algo com uma mistura de estudos, sociologia e humor esse livro vai se encaixar perfeitamente. Afinal, quem não quer encontrar a alma gêmea?









Regras para envio de mensagem
A ciência da troca de mensagem chegou ao pouto crítico de algumas pessoas terem regras próprias antes de responder alguma coisa:
- Não responder imediatamente pra não parecer desesperado.
- Só enviar uma segunda mensagem quando a primeira tiver sido respondida.
- A quantidade de caracteres na mensagem de resposta deve ser parecido com a quantidade da mensagem recebida (!)
- Nunca seja a última pessoa a enviar uma resposta na conversa (!)

Seja objetivo ao abordar alguém
Uma das coisas mais irritantes quando estamos conhecendo alguém é aquela troca de mensagens que nunca leva a lugar nenhum.
Uma vez que tenha chegado a conclusão (seja sozinho ou com ajuda de alguém) de que a pessoa não é um assassino em série ou psicopata o ideal é marcar um encontro pessoalmente para, aí sim, começaram avaliar se vale a pena tentar alguma coisa ou seguir em frente.
Ao tomar essa decisão é importante ser objetivo na hora de convidar alguém. Basicamente é o seguinte:
ERRADO: E aí, vamos fazer alguma coisa qualquer dia desse?
CERTO: Oi. Que tal irmos ao {restaurante, cinema, teatro, bar} na quarta às 18h?
Não é garantido que a pessoa vai aceitar mas só de ter uma data/hora definida já dá pra se ajustar de acordo com a agenda da pessoa e tornar o encontro uma realidade.






Alguns dos problemas de relacionamento que temos hoje são bem específicos da nossa era: “Por que esse cara me mandou um emoji de pizza?”; “Devo sair com essa menina apesar de ela dizer que Torcida é seu petisco preferido? Torcida, jura?!”; “Minha namorada acabou de receber uma mensagem de um fulano chamado Daniel. Quem é Daniel? Será que ele mandou uma foto do pau dele? Devo olhar só para garantir?”.

No entanto, a transformação da nossa vida amorosa não se resume à tecnologia. Em um curto período de tempo, as formas de se buscar o amor mudaram drasticamente.
Algumas décadas atrás, os casamentos aconteciam entre pessoas que moravam no mesmo bairro. Suas famílias se encontravam e, depois de constatar que nenhuma das partes era um assassino em potencial, os pretendentes se casavam e tinham filhos. Tudo antes de completar 24 anos. Hoje, as pessoas se casam mais tarde do que nunca e passam anos à procurado par perfeito. Aziz Ansari tem discutido os romances modernos há tempos em suas apresentações de stand-up e no seriado Master of None, escrito, dirigido e protagonizado por ele. Mas agora, em Romance moderno, decidiu levar o assunto a outro nível. Aziz se juntou ao sociólogo Eric Klinenberg para desenvolver um projeto de pesquisa que se estendeu de Tóquio a Buenos Aires, passando por Paris, Doha e Wichita. Com o auxílio dos mais renomados pesquisadores, a dupla analisou dados comportamentais, entrevistou centenas de pessoas e criou um fórum no site Reddit, obtendo milhares de respostas. O resultado é um livro único, em que o humor irreverente de Aziz é veículo para pesquisas sociais inovadoras. Um tour pelo nosso universo romântico como nunca visto antes.



0 comentários.:

Postar um comentário



Topo