Resenha de Livro: A mulher silenciosa


Livro: A mulher Silenciosa
Autor:  A.S.A Harrison
Ano: 2014
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Nota: 3 de 5 

Pela sinopse eu esperava algo muito mais elaborado e misterioso do que foi apresentado durante a história desse livro. Mas calma, não vamos nos precipitar vou explicar tudo pra vocês. Jodie e Todd vivem uma vida praticamente perfeita ou ao menos parece. Todd é bem sucedido e pode pagar por um bom apartamento e por um carro. Jamie é uma psicoterapeuta que leva seu trabalho de um forma menos séria e analisa muito de seus casos com muita cautela. Os dois já estão juntos há 20 anos, juntos mas não casados por opção de Jodie que também não quer ter filhos. Todd chega em um momento de vida do casal, em que tem vontade de ter um filho e Jodie por não querer acaba comprando um cachorro para tentar suprir a falta dos filhos que Todd quer. 

Mas a vida dos dois que parece perfeita é apenas uma fachada. Na realidade, Jodie se acostumou a rotina com Todd e sabe muito bem de suas indiscrições mas age como se nada houvesse apenas sendo calma e silenciosa. Todd sabe que sua esposa sabe de sua atitude adúltera e os dois continuam juntos desse jeito de uma forma fria e estranha sem tocar no assunto e mantendo as aparências. Afinal são 20 anos juntos. Mas tudo muda, quando Jodie descobre que a amante de Todd é filha do melhor amigo de Todd e que está esperando um filho dele. Todd acaba tendo que sair de casa e a sucessão de eventos posterior a esse acontecimento é meio que inesperada.  Quando comecei a ler a história esperava algo parecido com Garota Exemplar ou ainda alguma coisa mais bem elaborada. Mas senti durante toda a história, algo muito morno e Jodie em nenhum momento me pareceu ser fria e perigosa. Ela na verdade, pareceu bem submissa enquanto deixa Todd tomar todas as decisões depois de tantos anos. 

Quando a amante aparece mesmo em cena, apesar de Todd não querer de verdade deixar Jodie já que sua amante é mas nova ele se vê obrigado pela mesma a sair do apartamento quando ela anuncia a gravidez. E ai que a ficha de Jodie cai quando ela percebe que por direito legal não tem direito a nada. Sendo assim, Todd acaba exigindo que ela saia do apartamento e a mesma fica sem ter o que fazer. Quando uma amiga dá uma pequena sugestão a Jodie e ela acaba acatando as coisas mudam de perspectiva. Não vou falar muito mais pra não soltar spoilers pra vocês mas mesmo com os acontecimentos seguintes a história não conseguiu me cativar em nada. Apesar de os capítulos serem divididos entre ele e ela a perspectiva da história não mudou em nada. Jodie analisa demais as coisas e apenas aceita tudo. Todd se mantém preso a uma mulher que durante suas narrativas não consegui nem descobrir se 

Ela passou de uma forma muito morna durante todas as cenas, o desenvolvimento foi até que bem produzido porém faltou algo ai nessa história. Um suspense bem mais trabalhado, algo que prendesse melhor a atenção do leitor e que tirasse um pouquinho do folêgo. Jodie não me pareceu uma personagem interessante nem Todd. Esperei uma reviravolta e quando ela aconteceu não foi exatamente o que eu esperava para um livro desse gênero. A mulher silenciosa é um livro bom, mas morno pro gênero que se encaixa. Se você espera grandes emoções ou algo surpreendente receio que esse não seja o livro ideal. Uma história morna e se parar pra pensar até um pouco previsível. Algo pra se ler em um tempo livre sem muitas expectativas. Esperava muito mais dessa obra. 




Jodi e Todd estão juntos há 20 anos e, aparentemente, levam uma vida invejável. Todd é um empreiteiro bem-sucedido que pode bancar alguns luxos, como o enorme apartamento com uma vista deslumbrante para o lago, um Porsche (dele) e um Audi (dela) na garagem, e o estilo de vida de Jodi. Psicoterapeuta, ela atende em casa apenas dois clientes por dia, e tem tempo de sobra para as sessões de pilates, as aulas de arranjos florais, os passeios com Freud, o golden retriever do casal, e o preparo das refeições gourmet de que tanto gosta. Jodi ainda fica ansiosa ao ouvir a chave do marido abrindo a porta. Todd diz que nunca encontrará uma mulher igual a ela. Essa fachada perfeita, porém, está prestes a ruir. Todd é um adúltero incurável, e Jodi sabe disso. Ela é a esposa silenciosa, preparada para tolerar as traições do marido com o intuito de manter as aparências. Até que Todd sai de casa - para viver com uma mulher com metade da idade dela, filha de seu melhor amigo. Magoada, humilhada e, por fim, financeiramente abalada, Jodi começa a contemplar o assassinato como uma opção razoável. Contado alternadamente nas perspectivas dele e dela, 'A mulher silenciosa' é um livro sobre um casamento à beira do fim, um casal na direção da catástrofe, concessões que não podem ser feitas e promessas que não serão cumpridas. Um thriller psicológico sofisticado, que seduz o leitor desde a primeira página.




“Outros casais são barulhentos, vocais, intermitentes quando estão tentando resolver seus problemas, mas com eles tudo é dissimulado. Crie uma fachada, faça o que sempre fez, não diga uma palavra. Aja como se tudo estivesse bem e tudo ficará bem.”

Todo psicólogo sabe que não é o evento em si, mas como a pessoa reponde a ele, o que conta a história. Pegue dez indivíduos variados, exponha-os às mesmas experiências de vida e cada um deles as permeará com significados e detalhes pessoas requintados. Jodi é aquela que nunca voltou a penasr no assunto. Nem uma vez. Nunca.”


0 comentários.:

Postar um comentário



Topo