Especial :O Silencio dos Inocentes/ Filme + Livro


Livro: O silêncio dos Inocentes
Título Original: The Silence of the Lambs
Ano: 2015
Ano Original: 2000
Autor: Thomas Harris
Editora: Best Bolso/ Record
Páginas: 390
Nota: 5 de 5 ( Excelente)

Me julguem se quiserem mas só fiquei sabendo da existência desse livro atualmente. Após uma breve pesquisa descobri que a versão original também já tem um pouco. Pensando nisso, a Record editora original do livro a relançou em versão de bolso com uma capa mais simples, livro que eu tive o prazer de ler e que leitura é essa minha gente?! Vou começar dizendo que Thomas Harris é um mestre e que sabe muito bem escrever o gênero suspense e policial. Hannibal é uma criação inteligente e genial do autor que criou um serial killer intrigante , inteligente e perigoso. Assim que vi a capa desse livro sai correndo para pega-lo e ler a história de um dos melhores filmes do gênero que já assisti. Sim, assisti o filme bem antes do livro. Vou arriscar dizer que esse livro é impressionante. A narrativa é clara, objetiva e envolvente e não se arrasta em nenhum momento. Todas as cenas do livro são parecidas com a do filme que foi muito bem adaptado e que vou comentar ali embaixo. O livro é instigante, inteligente, bem estruturado e muito bem escrito. Thomas Harris é excelente no que faz e sabe muito o que faz. Hannibal é um seria killer cruel mas instigante e inteligente. Clarisse Starling é uma personagem simpática e agrada ao leitor pela sua determinação e a conversa entre ela e o doutor são super interessantes o que faz você não tirar os olhos das páginas. 

Não há simplesmente nada a reclamar sobre o mesmo somente apenas admirar o jeito que o autor leva a narrativa de uma forma tão bem construída e clara descrevendo tão bem os personagens e as relações entre eles. A única coisa que acontece nesse livro é a citação do nome de Will Graham que não aparece no filme, porém é citado no seriado Hannibal que também foi um grande sucesso. Pra quem não sabe, o livro trata da história de Clarice Starling que ainda é uma estudante do FBI e é colocada em um caso de um serial killer que já matou 5 garotas. Para tentar descobrir quem é o assassino e traçar um perfil psicológico Clarice é designada para falar com o Dr Hannibal Lecter, um perigoso assassino mas excelente psiquiatra que foi capturado e está preso há 8 anos. As conversas entre os dois são interessantes e arrisco também dizer que no livro Hannibal, o canibal não parece tão assustador. Ele é muito gentil com Clarice e a ajuda a pegar o assassino em troca de informações pessoais suas. O mais intrigante é saber porque Hannibal se interessa tanto pela agente e a narrativa muda para as ações dele, de Clarice e de Jack Crawford chefe de Clarice. É um livro excelente. Com reviravoltas, alta qualidade e muito muito bem escrito. Se você gosta de livros envolventes de suspense, crime e gêneros parecidos vai idolatrar Thomas Harris. O cara manda muito bem e ainda por cima criou um dos seriais killers mais famosos da história. Excelente, apenas isso pra finalizar. Leiam.


Sinopse - O Silêncio dos Inocentes/ Thomas Harris

Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o criminoso, a jovem agente do FBI Clarice Starling entrevista o ardiloso psiquiatra Hannibal Lecter, cuja mente psicopata está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas pelo dr. Lecter, Clarice envolve-se em uma teia mortífera surpreendente. O texto de Thomas Harris é arrepiante. Em 1991, a adaptação para o cinema de "O silêncio dos inocentes", com Anthony Hopkins e Jodie Foster nos papéis principais, rendeu ao filme cinco estatuetas do Oscar.

Agora vamos falar do filme....



Filme: O silêncio dos Inocentes
Título Original: The Silence of the Lambs
Gênero: Suspense, Policial, Thriller
Lançamento: Maio de 1991
Duração: 1 hora e 58 minutos
Curiosidades: Vencedor de Oscar e baseado na obra de Thomas Harris.
Nota: 5 de 5 ( Excelente!)


Descobri esse filme depois de uma indicação em um blog de filmes de suspense/terror que você precisa assistir e me surpreendi muito. Apesar de o filme em si não se encaixar no gênero terror, o filme entra na categoria suspense e policial. Lançado em 1991 ( eu nem tinha nascido ainda),  filme apesar de antigo é muito bem produzido e não é a toa que o mesmo  ganhou duas estatuetas do Oscar pela atuação dos atores principais que são BRILHANTES.  A mesma história do livro é mantida no filme somente com algumas alterações. É impressionante que mesmo com as pequenas alterações feitas o filme conseguiu ser completamente fiel a obra em praticamente todos os detalhes. O fato de o filme ser de 1991 não afeta em nada sua qualidade nem seu roteiro e desenvolvimento. A escolha dos atores não poderia ser mais certa, Jodie Foster no papel de Clarice Starling é perfeita. Ela dá a coragem da personagem e a inocência quando necessário. Anthony Hopkins nasceu para ser Hannibal, o modo como ele se aprofunda e interpreta o personagem dá arrepio e é extremamente brilhante. O modo peculiar e forte de ele observar Clarice fixamente e seu comportamento distorcido e modo de falar psicológico




A química na tela e entre as cenas entre os dois é impressionante. Os dois combinam muito e você simplesmente não vê o tempo passar enquanto assiste tudo. Eu, pelo menos, fiquei sem fôlego muitas vezes durante as conversas de Clarice e Hannibal. O cara é esperto, inteligente, canibal, perigoso e instigante. Você simplesmente tem vontade de entender e saber mais sobre o seria killer que é um excelente médico. As cenas de ação também estão muito presentes, e o clima policial e de suspense permanece para que você fique na torcida para que a policial Starling capture o assassino do caso e ainda consiga desviar das tentativas psicológicas de Hannibal de entrar em sua cabeça. Particularmente, senti muito mais medo do Lecter no filme do que no livro, já que pra mim na obra o Dr parece muito mais calmo e gentil. No filme, o Dr provoca mais e se mostra mais cruel. É impossível não gostar do que é mostrado durante o filme. O filme é bem desenvolvido, roteirizado, dirigido e o elenco é incrível. A adaptação foi muito bem feita e como já disse e reforço Hopkins abrilhanta e dá ainda mais vida ao Dr Lecter um serial Killer que me intriga muito. Esse filme merece muito ser visto para você que gosta de gêneros assim apesar de ser bem antigo. Sinceramente, agora torço fortemente para que pensem em uma regravação assim como fizeram com Carrie e que escolham um elenco tão bom quanto o original. Um dos melhores filmes do gênero. Brilhante e com atuações fantásticas. Recomendado.





Anthony Hopkins e Jodie Foster arrasam com suas interpretações vencedoras de Oscar neste "thriller incrivelmente chocante" (New York Magazine). Esta aterrorizante obra-prima recebeu cindo Oscar, incluindo Melhor Diretor e o ambicionado Melhor Filme. Um psicopata conhecido como Buffalo Bill está raptando e assassinando jovens mulheres. Acreditando que um bandido reconhece o outro, o F.B.I. envia a agente Clarice Starling (Foster) para entrevistar um prisioneiro demente que pode fornecer uma percepção do perfil psicológico e pistas para os atos do assassino. 

O prisioneiro é um psiquiatra, Dr. Hannibal Lecter (Hopkins), um brilhante e perigoso canibal, que decide ajudar Starling apenas se ela alimentar sua curiosidade mórbida com detalhes sobre sua própria complicada vida. Esse horrendo assassino, uma encarnação tão poderosa do mal, que ela pode não ter coragem - ou forças - para detê-lo.



2 comentários:

  1. Só vi o filme !!! Na sua opnião o Livro é melhor ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os dois são igualmente bons, mas o livro dá pra absorver mais detalhes <3

      Excluir



Topo