Resenha de Livro: Poder


Livro: Poder
Autora: Sarah Pinborough
Série: Encantadas #3
Ano: 2014
Páginas: 224
Editora: Única
Nota: 4 de 5

Poder é o terceiro e último livro da trilogia Encantadas que trata de uma nova versão de alguns contos de Fadas. No primeiro tivemos a Branca de Neve, no segundo Cinderella e no terceiro temos uma mistura de personagens com uma história que acontece antes dos acontecimentos de Veneno mas que é essencial para o entendimento. Esse livro nos faz finalmente entender o que levou a história do primeiro e do segundo, fazendo com que as peças se encaixem entre si.  O foco desta vez vai em Bela Adormecida, Bela e a Fera, o Caçador, Chapeuzinho Vermelho, o Lobo e até Rapunzel. Ai você pensa como tudo isso se interliga? A autora dá um jeitinho sem colocar personagens demais na mesma. Até o Rumpelstiltskin está presente. A história começa quando um rei decide enviar seu filho, um príncipe mimado para uma aventura junto ao caçador que conhece bem a floresta. No meio do caminho, ele acaba encontrando Chapeuzinho Vermelho que embarca na aventura com eles. Eles encontram um reino abandonado e adormecido com uma bela princesa em sono profundo. Encantado com a beleza da mesma, o príncipe a desperta com um beijo e logo os dois resolvem se casar. O que ele não imaginava é que era melhor não ter despertado a princesa do sono profundo, já que a mesma é amaldiçoada e tem um lado terrível que todos chamam de ' A Fera". 

Esse lado terrível desperta alguma vezes e faz coisas terríveis. Perdido, o príncipe precisa fazer algo para lidar com isso. Enviado a floresta com o caçador para procurar Rumple, o cara que colocou a princesa em sono profundo os dois acabam descobrindo qual é a real história daquela princesa e precisam coloca-la para dormir novamente. Isso tudo ainda envolve a paixão de Chapeuzinho vermelho pelo lobo, o fato de a filha de Rumple ser a Rapunzel que ficou trancafiada com uma bruxa e termina quando o caçador se separa do príncipe e conhece a madrasta de Branca de Neve, e o príncipe a bela Branca de Neve. Sim, o príncipe da Branca de Neve é o mesmo da Cinderella e da Bela Adormecida. Bizarro né? O cara se apaixonou por várias princesas, é mau caráter e canalha. 

Eu achei tão interessante o modo que a autora uniu os personagens e capturou a essência dos contos de fadas transformando-os em algo totalmente diferente do que você já imaginou. A autora cita que as histórias são para os fãs de Once upon a time e Grimm e você pode até curtir como tudo foi desenrolado. Eu sugiro que se você leu ao menos o primeiro livro, deve continuar e ir até o terceiro. É essencial que você saiba tudo que acontece para tirar algumas conclusões. Gostei do modo que a autora pensou, desenvolveu e retirou os conceitos de uma forma que pudéssemos enxergar os personagens de uma outra forma e não da forma inocente e maravilhosamente encantada dos contos originais. Um livro muito bem elaborado e com um final meio duvidoso por isso me fez tirar uma estrelinha da nota já que algumas questões ficaram no ar. A narrativa continua fluindo com rapidez e facilidade de um modo muito interessante. Um livro que faz tudo se encaixar e bem mais desenvolvido porque junta vários personagens de uma forma muito inteligente e nos faz repensar sobre as escolhas, a personalidade, as ações e o caráter de muitas pessoas. Recomendo de verdade.




"Não acho que você devia tocá-la desse jeito - disse Petra enquanto entregava um pequeno frasco do antisséptico natural de sua avó ao caçador. - Ela está dormindo. Você não pode sair por aí tocando garotas enquanto dormem."

"-Não sei nada disso. - Ela ficou levemente tensa nos braços dele. - E não houve guerra. Acho que há tantos soldados por causa dos dias escuros. Não temos nenhum há cerca de um mês. Deve estar vendo um por aí."


"Tudo aquilo talvez fosse esperado de um jovem, mas parecia estar se tornando um estilo de vida, e não podia ser assim. O filho deles um dia seria rei, o que exigiria um grau de seriedade e respeito que naquele momento ele não tinha. [...] O destino do filho poderia estar mais próximo do que qualquer um dos dois desejaria, e apesar de nenhum pai gostar de pensar nisso de seu próprio sangue, a rainha recentemente começara a se preocupar com a hipótese de que seu menino não estivesse à altura do desafio."


"Todo mundo é alguém, Petra, querida, e aquele tem modos de realeza, e o outro me parece um caçador. Você sempre pode confiar em um caçador, minha mãe sempre me disse isso."


"-Eu devia beijá-la - murmurou ele.
-Não, você não devia, não. - Petra olhou para o príncipe. - Isso seria completamente errado. Se alguém me beijasse sem minha permissão, fosse um príncipe bonito viajante ou não, eu lhe daria um tapa."




Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder...Poder é o terceiro volume da trilogia Encantadas, e traz como história principal o conto da Bela Adormecida. Porém, esqueça os clichês tradicionais e se entregue a uma nova visão dos contos de fadas, em que heróis e anti-heróis precisam se unir para não perecerem à beleza superficial de princesas e rainhas egocêntricas e aos príncipes em busca de aventuras.



0 comentários.:

Postar um comentário



Topo