Resenha de Livro: A verdade sobre nós



Livro: A verdade sobre Nós
Autora: Amanda Grace
Ano: 2014
Páginas: 208
Editora: Intrínseca
Nota: 3 de 5

Já tinham me indicado a leitura desse livro antes mesmo que eu pudesse coloca-lo em minha wishlist e assim que ele entrou em promoção aproveitei para adquirir um exemplar. Como é normal em todas as resenhas aqui do blog, vamos falar um pouco de enredo antes de entrarmos na minha opinião sobre o livro. A história é narrada por Madeline, uma garota de 16 anos que só quer ser vista de outra forma. Ela é uma ótima aluna, uma ótima filha e seus pais parecem ter o plano perfeito traçado para seu futuro. Com um profundo desejo de ser outra pessoa e descobrir quem quer ser , ela não quer ser somente aquilo que seus pais querem. Por causa de sua inteligência, Madeline está bem adiantada em seus estudos, com isso ela começa a participar de um processo para concluir o ensino médio, tendo algumas aulas na faculdade e já ter alguns créditos. E é ai que a história começa. Madeline acaba conhecendo Bennett, o professor de Biologia. Uma paixonite da garota surge pelo professor e conforme as coisas vão desenrolando os dois se envolvem em um breve romance. Madeline acaba omitindo de Bennett sua idade, e ele por si acredita que a garota seja maior de idade. Com esse segredo que pode vir a tona a qualquer momento os dois tem algo breve que muda completamente quando tudo é revelado. 

Se você parar pra pensar no enredo, com certeza vai pensar que a história tem tudo para ser clichê. E de fato ela é mesmo. Aposto que você já leu alguns dos elementos apresentados em algum lugar. Paixão a primeira vista. Paixão pelo professor. Romance proibido. Uma adolescente que quer ser vista como adulta e que omite a idade. O segredo revelado. Enfim, todos esses elementos estão na história e apesar de ter lido muitas críticas positivas algumas coisas fizeram com que a história não fosse tão proveitosa para mim.

O romance dos personagens não convenceu muito. De início dá pra entender e compreender a paixonite de Madeline pelo professor, mas mesmo assim não vi um motivo específico pra ele ter se envolvido com ela ou gostado dela ou ainda não percebi isso enquanto acompanhava a narrativa. Não sei se é por o livro ser curto, porém o romance ficou muito cru, sem uma conexão emocional muito grande, começou com um grande ponto de interrogação pra mim e acabou de uma forma breve por um segredo que era bem óbvio que seria revelado a qualquer momento. POOF. O elemento surpresa não conseguiu se manter já que era bem previsível o que aconteceria dado os acontecimentos e a narrativa. Não achei a Madeline imatura, só fiquei com a impressão o tempo todo de que ela somente se interessou e posteriormente se envolveu com o professor para se sentir um pouco mais adulta e diferente, uma sensação comum da fase da adolescência. Faltou algo mais intenso que a autora deixou faltando para justificar mais fortemente o envolvimento dos dois. 

Um ponto positivo da história foi a forma que a autora colocou a história deixando a personagem narrar os acontecimentos em forma de uma carta, expondo não somente os acontecimentos mas também seus pensamentos e sentimentos direcionados a Bennett. No final da obra, é explicado o motivo daquela carta direcionada a ele, e também podemos saber o que acontece com o casal. O final também me incomodou um pouco, achei bem desconexo mas ao mesmo tempo compreensível combinado com os elementos que a autora colocou e os que deixou de explorar e abordar também. 

A verdade sobre nós é um livro fácil de ler em que a leitura corre facilmente e a narrativa colabora por ser desenvolvida de uma forma descomplicada. Um romance breve, leve e sem elementos muito profundos que pode te agradar. Um livro pra ler rapidinho e naquele tarde sem nenhum plano.






"Na verdade, só dois importavam. A diferença entre dezesseis e dezoito. A diferença entre o amor que pode durar uma vida e o amor que nunca pode acontecer. "

"Eu só via você e quanto o queria. Sabia, naquele momento, que precisava fazê-lo ser meu, a qualquer preço, apostando para ver o que o futuro nos reservaria. Só queria ter sabido, naquele dia no rio, que não eram minha vida, minha dor, que estavam em jogo. Eram as suas." 

"É difícil decidir o que ser quando você só se destaca naquilo que não quer ser. Essa era minha vida. Em preto e branco. E eu desejava cor."

Querido Bennet, 
É possível que você não leia isso, mas talvez eles leiam, o que pode ajudá-lo. Esta carta não pode fazer nada por nós, porque não existe nós... não mais."





Madelyn Hawkins está cansada. Cansada de ser sempre perfeita. Cansada de tirar A em tudo. Cansada de seguir à risca os planos que os pais fizeram para ela. Madelyn Hawkins está cansada de ser algo que não é, algo que não quer ser. E então ela conhece Bennet Cartwright. Inteligente, sensível, engraçado. A seu lado, ela se sente livre e independente. Uma história que poderia muito bem ter um final feliz, não fosse por um detalhe: Maddie tem apenas 16 anos, e Bennet, além de ter 25 anos, é seu professor. Pressionada pelos pais a participar de um programa para jovens talentos, Maddie pula dois anos do Ensino Médio e vai direto para a faculdade, onde conhece e se apaixona pelo professor de biologia. O sentimento é recíproco, e para dar uma chance àquele novo relacionamento que lhe faz tão bem, ela decide não contar para Bennet sua idade. Não demora muito para que as coisas comecem a dar errado, e as consequências da farsa de Maddie ganham contornos devastadores quando a verdade vem à tona.


0 comentários.:

Postar um comentário



Topo