Papo Sério: Erros mais comuns no seu CV


Oi pessoal. Hoje, é com um prazer enorme que inauguro mais uma categoria do blog que decidi por chamar de PAPO SÉRIO. Nela vou tratar de assuntos bem importantes como emprego, futuro, faculdade e escolhas coisas que muitas garotas se sentem em dúvida.
Apesar de o mundo da blogsfera já ser mais profissional muitas meninas ainda precisam de um trabalho fixo para poder se manter. Estive em uma empresa onde tive contato com alguns currículos que eram entregues e percebi muitos e muitos erros.


 Por isso, surgiu a ideia de fazer uma postagem reunindo dicas e erros comuns para você não dar bobeira na hora da entregar seu currículo. Lembrando que não sou nenhuma expert nessa área, e que também essa postagem não vai te garantir vaga de emprego nem chamada. São apenas dicas para ajudar e melhorar seu currículo. Vamos lá?


Erros Mais Comuns ao elaborar seu CV


Assinar nome no final da folha: Passei por muitos currículos em que a pessoa em questão assinava seu nome a caneta ou repetia o nome completo. Não é necessário fazer isso pois o currículo não é um documento e sim uma reunião de informações relevantes suas para o recrutador.

Observação para recrutador no final da folha: Vi casos de currículo com erro de ortografia e ainda apelando para chamar o candidato para entrevista. Se você está enviando o currículo não é necessário colocar observações de urgência ou pedidos para chamadas de entrevistas. O recrutador tem a noção de que você está interessado a ingressar na empresa no momento que você deixa seu currículo.

Desorganização e exageros:  O que eu vi de currículo exagerado não tem como contar. Pelo amor dos Céus pessoal tomem muito cuidado. Alinhamento, cor, tamanho da fonte e erros de português.
Nada de folhas coloridas (não chamam atenção e ainda incomodam)
 Nada de Fontes serifadas e ilegíveis (tente colocar em todos os campos fontes iguais e do mesmo tamanho, se tiver que destacar algo não abuse muito do tamanho da fonte)
Alinhamento (alinhe tudo de uma forma organizada ou totalmente pra esquerda ou centralizado)
 Erros de ortografia: Muito cuidado com palavras escritas da forma errada ou com concordância totalmente incorreta (causa uma péssima impressão)

Qualificação das suas habilidades pessoais: Uma coisa muito comum que também vi bastante, é inserir no currículo qualidades pessoais como sou comunicativo, habilidoso, sei lidar com grupo e etc. Por mais que você tenha todas essas habilidades, o recrutador não vai dar muita atenção pois ele avaliará isso caso você seja chamado(a) para uma entrevista. Tenha cuidado. Não é um erro grande, mas evite.
Falta de informações: É muito comum ver currículos com 2 coisas: informações demais ou informações de menos. Pondere tudo. Seja objetivo e não faça firula no currículo sobre coisas que você nem ao menos sabe fazer. Acredite, isso te prejudicará futuramente.

- Lembre-se de inserir no topo do currículo NOME COMPLETO, ENDEREÇO, TELEFONE, ESTADO CIVIL, DATA DE NASCIMENTO IDADE E EMAIL (coloque informações pessoais que você possa achar relevante, não há necessidade de colocar CPF NEM RG se você tiver carteira de habilitação pode colocar uma observação. Não coloque seu nome com tamanho exagerado deixe no mesmo tamanho dos dados ou aumente poucos números destacando em negrito)
- Não nomeie o currículo com a palavra grande e exagerada “ CURRÍCULO VITAE” ( o recrutador já sabe que é seu currículo

- Foto: colocar ou não?  Isso varia muito de lugar pra lugar. Dei uma pesquisada antes de montar essa postagem e reparei que muitos lugares pedem foto e outros não fazem questão. Porém quando comecei a entregar, vi que as empresas pediam foto então vai variar muito de você. Mas por favor, use o bom senso se colocar uma foto no currículo, não coloque aquela toda despojada do seu facebook ou aquela em frente ao espelho(acredite tem gente que coloca). Cuidado ao tamanho da foto, uma foto exagerada não muda nada. Insira uma foto neutra, mais comportada sorrindo ou séria e de preferencia só de rosto.

- Experiências Profissionais: Descreva as funções exercidas, o período e o local em ordem decrescente. Não coloque somente o tempo que ficou em determinado lugar, e sim o período, não se esqueça de colocar também o que exercia por cima naquele trabalho.

 Exageros: Não adianta se estender mais e entregar um currículo com 3 folhas( sim eu já vi isso) isso não vai impressionar quem está lendo e pode ser até que canse o mesmo que não vai querer ler 3 páginas do seu currículo.

Declaração de sinceridade: Vi nos finais de muitos currículos, a pessoa em questão coloca um pequeno depoimento declarando que as informações no currículo são verdadeiras como se estivesse em um julgamento. Pessoal é totalmente desnecessário isso. Primeiro que ao elaborar seu currículo, você tem que ter a consciência de estar colocando só verdades. Então, nada de declarar que é verdadeiro e assinar. Isso não é um documento registrado. É seu currículo.

Poluição Visual: Nada de fontes firuladas, folha colorida, letras grandes e outros exageros. Por favor, isso ao invés de chamar atenção, confunde quem está lendo e deixa uma má impressão. Uma folha branca está mais do que certo, fonte Times New Roman e letras não muito exageradas; Não coloque o cabeçalho com informações do seu CV lá em cima em letras enormes. Não há necessidade.

Falar difícil: Não é pra colocar demais nem de menos, mas não pense que seu CV é uma redação onde quem se estender mais leva a vaga. Seja objetivo e direto em todos os campos. Se prolongar não vai garantir a chamada. Geralmente quem pega os currículos não fica mais de 1 minuto lendo cada um.

Objetivo Profissional não condizer com sua formação: Muito cuidado. Não adianta colocar que é formado em Enfermagem e colocar como objetivo a área administrativa. Lembre-se de colocar o que for relevante pra vaga em questão.

Pretensão Salarial: Não coloque nunca. Isso é uma coisa que vai ser questionada durante a entrevista se o recrutador quiser saber. Não é necessário nem recomendável.

Lembrando que há milhares de exemplos de currículos pela internet. Tome muito cuidado com exagero, falta de informações e erros. Lembre-se que essa é uma primeira apresentação sua para a empresa em questão, um primeiro contato. Deixe sempre um telefone ativo, celular e e-mail. 

 Os erros aplicados no CV( Fonte: Portal Terra)


Modelo correto de CV  ( ps: também é válido colocar objetivo profissional especificando pra qual área quer se candidatar)


É isso ai pessoal, espero que tenha ajudado. Um currículo simples e objetivo mostra tudo que é necessário pra pessoa que está lendo. Não se apegue ao pensamento de que não chamará atenção do recrutador e não se tente ao exagerar. Não ajudará e diminuirá suas chances. Espero ter ajudado e desejo toda sorte pra você que está me busca de uma oportunidade. Não sou especialista mas aprendi umas coisinhas. Dei uma pesquisada em sites e absorvi bastante coisa pra passar pra vocês. Deixem nos comentários se tem alguma dúvida e se gostaram.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo