Resenha de Livro: Feitiço


Livro: Feitiço
Saga: Encantadas Livro 02
Autora: Sarah Pinborough
Ano: 2013
Páginas: 407
Editora: Única
Nota: 5 de 5

Feitiço é o segundo livro da Trilogia Encantadas. A mesma se iniciou com " Veneno" que recontava uma versão bem mais ousada do conto da Branca de Neve. Nesse livro temos como foco, o conto da princesa Cinderella. Com os típicos elementos originais, a madrasta, as duas irmãs e o fato de ela trabalhar o tempo todo. Apesar dos três livros focarem em histórias diferentes, a autora conseguiu interligar os três para que a história ficasse conectada então você consegue ler os livros individualmente, porém só vai conseguir entender tudo ao ler todos juntos e na ordem.  No livro, a Cinderella sempre sonhou em ir ao baile, conhecer o príncipe, morar no castelo e ter uma história digna de princesa. Maltratada pela madrasta, a relação com as irmãs não é tão ruim assim e o pai continua vivo mas nem ligando pra ela. Quando o príncipe anuncia os bailes, a garota quer ir mais do que tudo porém não tem oportunidade. Quando uma fada madrinha aparece lhe oferecendo ajuda, a garota fica empolgada, mas a fada não vai realizar seu desejo por pura bondade. Em troca de conseguir ir ao baile e ter o príncipe, a fada quer que a garota explore os aposentos do castelo e encontre algo pra ela. 

A garota aceita o acordo e vai ao baile. Tudo ocorre da forma que ela imaginava. O príncipe cai de amores por ela, ela acaba deixando o sapatinho na entrada na fuga e depois o príncipe sai pelo reino procurando a dona. Quando o sapatinho serve no pé dela e ela vai para o castelo se casar com o príncipe como sempre quis, ela acaba percebendo que a vida no castelo não é como imaginava. Agora, ela já não sente o mesmo que sentiu no dia do baile. Enquanto vasculha o castelo, a garota acaba descobrindo que o príncipe sai secretamente quase toda a noite e vai em direção a um aposento trancado.Depois que descobre o que tem lá, a garota resolve mudar sua vida largando o príncipe e dando um novo final a sua história. 


Eu gostei muito do modo que foi desenvolvido a história. A autora não deixou a peteca cair do primeiro para este livro. A leitura se desenvolveu muito fácil já que assim como o primeiro finalizei a leitura em apenas algumas horas. É tudo muito objetivo, a autora não enrola nem faz firula já que sabe exatamente o que vai acontecer e como recolocar os personagens. O interessante destas releituras é que elas tiram a magia ilusória dos contos de fadas e mostram realidades em que os personagens pensam e refletem sobre suas vidas podendo mudar de rumo e tomar outras decisões. Sendo assim, o príncipe é bem canalha, a fada madrinha não é tão boa assim, e sua irmã a salva de uma vida infeliz. É muito fácil se envolver na história mas como a releitura é bem controversa muitas pessoas podem não gostar tanto de como a história foi sendo construída. Feitiço é um livro essencial para quem leu Veneno e deve ser absorvido de uma forma totalmente aberta já que os personagens não são aqueles que a gente imagina da Disney. Bem interessante.





- É tão melhor com você do que sozinha - disse ela e deu um sorriso, debruçando-se para a frente e dando um beijo no rosto de Buttons.
- Você é bem estranha, Cinderela - o rosto de Buttons estava levemente corado. - Não há muitas garotas como você.
- Tem muitas garotas piores que eu - respondeu ela. - É só um toque. Qual o problema? É gostoso, é natural.

"Cinderela retirou os pratos. Ninguém mais ia comer depois daquele anúncio, e Cinderela jamais iria a um baile."

"As pessoas boas não se dão muito bem quando todos estão brigando pelo poder. Todo mundo usa uns aos outros para chegar a uma posição com acesso direto ao rei ou ao príncipe. É um lugar cheio de lobos disfarçados".

"- Nós devíamos ter contado a você. - Rose estava olhando fixamente para o vazio. - Devíamos mesmo. Talvez assim você não tivesse crescido para ser tão má com a gente o tempo todo. Cinderela se virou e saiu correndo. Ela não olhou para trás."




Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.
Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!


0 comentários.:

Postar um comentário



Topo