Resenha de Livro: Como eu era antes de você


Livro: Como eu era antes de você
Autora: JOJO MOYES
Ano: 2016
Páginas: 368
Editora: Intrínseca
Nota: 5 de 5 

Acho que sou oficialmente a pessoa mais atrasada a ler esse livro. Mas assim como aconteceu em " A culpa é das estrelas" só fui ter interesse real pelo livro e pela história depois que o filme foi lançado( vai entender?) apesar de todos os comentários maravilhosos sobre o mesmo. Mesmo sendo a última das últimas a ler esse livro cá estou eu pra falar que todos os comentários positivos são verdadeiros. Esse livro é MARAVILHOSO.
Tão bom quanto o filme que eu AMEI o mesmo foi muito bem adaptado para as telonas e desde o começo da leitura não pude deixar de dar vários sorrisos,porque a história é cativante.

O enredo temos Louisa Clark uma garota engraçada, limitada, com roupas peculiares e bem divertida que acaba ficando desempregada. A mesma fica desesperada pois precisa do emprego já que sua família depende de seu salário. Então quando surge a vaga para cuidadora de deficiente com um salário maior que o habitual Louisa resolve tentar. A vaga é para ajudar em algumas coisas o rico e mal humorado Will Traynor que é tetraplégico. Quando começa o trabalho, todas as tentativas de Lou de se aproximar de Will são frustradas já que o mesmo não quer saber de nada. Ela conta com a ajuda de Nathan, enfermeiro de Will. Conforme o tempo vai passando e após muitas trapalhadas de Lou, Will começa a aceitar sua presença. Os dois começam a se dar bem e ai tudo vai acontecendo em um ritmo bem interessante até Lou descobrir que Will tem apenas seis meses. Seis meses que prometeu para os pais antes de acabar com a própria vida. Lou então se foca na missão de convencer Will a mudar de ideia e ver as coisas boas de sua vida atual. Mas ela se envolve mais do que esperado. 

A narrativa da Jojo é muito gostosa. A autora não enrola, não deixa o texto maçante e sabe diferenciar na interação quando os fatos e os diálogos ocorrem. Comparando o filme com o livro não há o que reclamar. Isso já era esperado sendo que a própria autora acompanhou e escreveu o roteiro do filme que eu acho muito válido. Lou é uma personagem gostosa, divertida e que você morre de vontade de abraçar e se tornar amiga. Ela amadurece e aprende com Will apesar de sofrer um pouquinho no final. Will também aprende e consegue enxergar as coisas de uma outra forma até certo ponto. Durante toda a leitura fiquei imaginando as cenas do filme conforme as passagens do mesmo e não deixei de sorrir. Os dois juntos combinam demais. Confesso que eu me surpreendi. Não esperava gostar tanto como gostei do livro e já estou bem curiosa pra saber o que acontece na continuação do mesmo. 

Apesar de muitos terem comentado que se trata de uma história meio clichê, acho que a autora acertou em cheio nos elementos da história, nos ensinamentos por trás dos momentos vividos pelos personagens e de como foi tudo crescendo de acordo com o ritmo. No livro ainda, há alguns capítulos na visão da mãe e do pai de Will, sendo que a narrativa toda ocorre na visão de Lou. Fiquei curiosa pra ler algo na visão do Will, queria saber melhor como ele enxergava a Lou pela visão dele apesar de termos muita noção durante a história. A verdadeira lição aqui é que a gente deve aproveitar a vida.Viver intensamente, não se limitar porque não sabemos o que pode acontecer amanhã.  É uma história bonita pra se pensar, refletir,aprender e é claro se divertir e apaixonar. Recomendo mil vezes.




Autora de mais de dez livros, Jojo Moyes tem em Como eu era antes de você seu maior êxito comercial: o livro já vendeu quase oito milhões de exemplares em todo o mundo e ocupou o topo da lista de mais vendidos em nove países. Agora a irresistível história de amor chega aos cinemas com roteiro adaptado pela própria autora e com Emilia Clarke (Game of Thrones) e Sam Claflin (Jogos Vorazes) nos papéis de Will e Lou.

Em Como eu era antes de você, Lou Clark é uma jovem cheia de vida e espontaneidade, que sabe uma porção de coisas. Ela sabe quantos passos separam sua casa do ponto de ônibus. Sabe que adora trabalhar como atendente em um café e sabe que provavelmente não ama seu namorado, Patrick. O que Lou não sabe é que está prestes a perder o emprego, e que isso a obrigará a repensar toda sua vida.Will Traynor, por sua vez, sabe que o acidente com a motocicleta tirou dele a vontade de viver. Ele sabe que o mundo agora parece pequeno e sem graça, e sabe exatamente como vai dar um fim a tudo isso.O que Will não sabe é que a chegada de Lou vai trazer de volta a cor à sua vida. E nenhum deles desconfia de que esse encontro irá mudar para sempre a história dos dois.



"- Bom, você é um cara de sorte - disse Will, quando Nathan empurrou a cadeira de rodas para fora. - Ela sabe dar um bom banho de gato.- Disse isso tão rápido que a porta se fechou antes que Patrick entendesse o que ele tinha dito." 
"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível."

"Você só pode ajudar alguém que aceita ajuda."

"Viva com ousadia. Se esforce. Não se acomode. Apenas viva bem. Apenas viva."

"Alguns erros... Apenas tem consequências maiores que outros. Mas, você não deve deixar que o resultado de um erro defina quem você é."

""Olhei pela janela para o céu azul claro da Suíça e contei a historia de duas pessoas. Duas pessoas que não deviam se encontrar e que não gostavam um do outro quando se conheceram, mas que descobriram que eram as duas únicas pessoas no mundo que podiam se entender. Contei as aventuras que tiveram, os lugares onde foram e as coisas vistas que nunca esperaram ver. [...] Mostrei o mundo que ele tinha criado para mim, cheio de encantos e oportunidades. [...] Contei algo bom."

"Sem amor eu já teria afundado varias vezes."

"A finalidade da musica é fazer com que você se desligue do mundo."

"Você esta marcada em meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente."


Um comentário:

  1. Olá. Pra ser sincera nunca senti interesse por esta história. Não é o estilo de livros que escolho, mas vou fazer um esforço para ver o filme e quem sabe le-lo ?! :)
    Adorei a forma como posicionou sua opinião com as demais. Sucesso!!

    https://novochadastresemeia.blogspot.com

    ResponderExcluir



Topo